terça-feira, 24 de junho de 2014

DIGA-LHES TUDO QUE QUISER: um Retrato de Maurice Sendak

Há uns 3 anos atrás eu assistia despretensiosamente e sem fazer a mínima ideia de quem era Maurice Sendak, na TV à cabo, o mini-documentário abaixo.


Lembro de minha cabeça ter explodido ao ver algo tão peculiar e delicado, ao conhecer um autor e ilustrador tão interessante e talentoso como Maurice Sendak. Da mesma forma, lembro de procurar incessantemente na Internet por uma versão legendada ou mesmo dublada do documentário. Nada disso me apareceu, apenas versões em inglês.


Depois de 3 anos, me propus o desafio de legendar algo pela primeira vez e, claro, tinha que ser o tal mini-documentário do velho e rabugento Sendak.


Mas é importante dizer que foi a partir desses 40 minutos que eu entrei em contato com a obra dele, sendo essa talvez a minha maior conquista no que se refere à literatura infantil.


Para quem não sabe, Maurice é o responsável pelo livro "Onde Vivem os Monstros" (Where the Wild Things Are), adaptado para os cinemas pelo cineasta Spike Jonze, que produz e aparece no documentário.


Maurice teve muitas obras bastante reconhecidas pelo mundo, principalmente nos EUA, desde a década de 50. Infelizmente, no Brasil apenas "Onde Vivem os Monstros" foi publicado e, se não me engano, com uma tiragem bem pequena na época de lançamento da adaptação, em 2009. (sendo que o livro é de 1963!) 


Lamentavelmente, Maurice Sendak morreu em 2012, aos 83 anos. Três anos depois do documentário ter sido feito. ):


Enfim, eu recomendo demais a leitura e as ilustrações desse autor, mesmo o texto tendo que ser em inglês. 


Vendo "Diga-lhes Tudo que Quiser..." você poderá ter uma visão mais aprofundada do autor e de como fortes experiências, na infância e por toda a vida, influenciaram fortemente na sua obra.




DIGA-LHES TUDO QUE QUISER
um retrato de Maurice Sendak



 










Nenhum comentário:

Postar um comentário